Cada clube escolhe seus próprios dirigentes e tem uma considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno estabelecido pelo Rotary International. Regionalmente, estes clubes estão agrupados em distritos. O Brasil é um país com bons números na organização Rotary, contamos com 2.369 Rotarys Clubs e mais de 56 mil rotarianos! Três brasileiros já presidiram o Rotary International.

O Distrito 4500 corresponde aos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Sua história começa ainda no Distrito 72 (criado em 1929/30 que deu origem ao Rotary Brasil). O Distrito 4500, antes nomeado 450 já teve o Ceará como integrante, desligando-se em 1980/81. Com a alteração das numerações de todos os distritos em 1989 pelo Rotary International, passamos a ser o Distrito 4500, mas sem sofrer nenhuma mudança no espaço territorial.

São 84 anos de participação intensa no Nordeste do Brasil, hoje contamos com 18 clubes que já estão na ativa há mais de 50 anos e outros 33 que estão trabalhando a favor da sociedade há pelo menos 25 anos. Nossos companheiros desenvolveram numerosos empreendimentos em favor da infância (como creches, escolas Rotary), abrigos para idosos, projetos diversos envolvendo resoluções ou minimizações de problemas de saúde, educação, e outros, trabalhando em parceria com a nossa Fundação Rotária, Clubes Rotary de outros países, Municípios, Estados e com a própria União.

O Distrito 4500 teve em sua história importantes mudanças e governantes, tornando-se célula importante na história do Rotary no Brasil nesses 84 anos de existência.